Saúde
Verão requer cuidados especiais com a alimentação
Compartilhe:
Manter a saúde na estação mais quente do ano, o verão, exige alguns cuidados especiais, já que nessa época estamos mais expostos ao calor e mais suscetíveis à perda de líquidos e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Se para os adultos a estação requer atenção na alimentação e ingestão dobrada de líquidos, para evitar a desidratação, com as crianças e idosos os cuidados devem ser redobrados.
O calor em excesso diminui o apetite e dificulta a digestão. O metabolismo desacelera e com isso a estação exige uma alimentação mais saudável e leve, com muitas frutas, verduras, legumes e carnes magras.
“Devido à diminuição do nosso metabolismo, a quantidade calórica ingerida também deve ser reduzida no verão. O ideal é investir em alimentos de fácil digestão, como as saladas, folhas verdes, legumes, frutas e carnes de aves e peixes, que são fontes de fibras e mais refrescantes”, explica a nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak.
Segundo ela, os temperos usados nas saladas também devem ser os mais naturais possíveis, como limão, azeite e vinagre, por exemplo, evitando maioneses e molhos prontos.
“Também é importante evitar frituras, que não combinam com o verão, ingerir de 3 a 4 porções de frutas por dia, se possível, e beber muita água, água de coco, chás, sucos naturais e líquidos em geral para repor o que foi perdido”, completa a nutricionista.
O armazenamento dos alimentos e os cuidados com a ingestão fora de casa também devem ser observados no verão. Com o calor, alguns alimentos estragam com mais facilidade e as altas temperaturas podem provocar proliferação de bactérias e fungos, que se contaminados nos alimentos, causam desconforto e doenças como a gastroenterite (diarreia e vômitos).
“Deve-se lavar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente as verduras e frutas, manter os produtos em refrigeração adequada, evitar comidas de rua, mesmo que seja uma tentação, e evitar bebida alcoólica também”, observa Gláucia.
Para uma alimentação mais saudável das crianças no verão, a dica da nutricionista é investir em refeições descontraídas e planejadas. “É importante levar lanches naturais nos passeios para as crianças, por exemplo, oferecer bastante líquidos e evitar refrigerantes, por causa do nível elevado de açúcar que contém”, aponta.
Outra dica, diz ela, é evitar comidas muito condimentadas, tanto para as crianças, quanto para idosos e adultos, e todos devem ingerir bastante líquidos para não correr o risco da desidratação.
Alguns alimentos saudáveis que podem ser consumidos no verão:
Frutas cítricas
Laranja, limão e abacaxi são ricas em vitamina C, essenciais para a produção de colágeno. Essas frutas, porém, devem ser manuseadas em locais cobertos, sem exposição ao sol, para evitar queimaduras e manchas.
Melancia e pepino
A melancia, além de ser uma fruta composta por muita água, contém licopeno, antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Já o pepino é pobre em calorias, oferece sensação de saciedade e melhora a circulação sanguínea.
Cenoura
Além de ajudar no bronzeado por conter betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o alimento é fonte de fibras, minerais como o fósforo, potássio, cálcio, vitaminas A, B2, B3 e C.
Couve
Rica em fibras, a couve contém ácido fólico e potássio, além de ajudar a regular a pressão arterial, o intestino e controlar o colesterol.
Alface
Depois de descobrir que a hortaliça contém antioxidantes que previnem o envelhecimento, principalmente a alface roxa, você não vai querer parar de consumir. Rica em fibras, a alface ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, contém antocianina, ajuda na diminuição do índice glicêmico, ou seja, o controle da diabetes, tem propriedades calmantes, dentre outros benefícios à saúde.
ASSESSORIA